Padre representa diocese do interior de SP no funeral do papa Francisco: 'Misto de tristeza e esperança'
- 26/04/2025
- 0 Comentário(s)

Padre Márcio Gaido, de Jaú (SP), acompanhou o velório, realizado na sexta-feira (25), e a missa neste sábado (26).
O padre Márcio Gaido, da Catedral de Jaú (SP), representou a diocese local no funeral do papa Francisco, realizados na sexta-feira (25) e neste sábado (26), no Vaticano.
A cerimônia do funeral do papa Francisco começou nesta manhã, na Praça de São Pedro, após os fiéis se despedirem do pontífice em um velório que durou três dias, desde quarta-feira (23). A cerimônia foi presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais.
O padre Márcio Gaido esteve presente nas duas ocasiões e, inclusive, registrou a preparação para a missa das Exéquias, após visitar o caixão do papa.
Para o padre de Jaú, estar presente no velório é algo muito importante:
"É uma emoção muito grande estar aqui acompanhando. Embora seja um misto de tristeza e de esperança para nós, também é um momento emocionante e marcante estar aqui hoje", disse o pároco.
Ao todo, mais de 250 mil fiéis passaram pelo velório, que foi encerrado por volta das 14h30 de sexta-feira, segundo o Vaticano. Antes do início do funeral, houve o fechamento do caixão dentro da Basílica de São Pedro.
A cerimônia foi presidida pelo cardeal Kevin Farrell, atual camerlengo da Igreja Católica. Um véu branco foi colocado sobre o rosto de Francisco e água benta foi aspergida sobre o corpo do papa. Além disso, o caixão do papa Francisco deixou o Vaticano e foi levado até a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. O trajeto tem cerca de 4,4 km.
Fonte: